Este vídeo foi produzido a partir dos resultados de um estudo realizado pela Climate Outreach, que visa mudar estrategicamente as práticas de trabalho de comunicadores visuais influentes por todo o mundo, para catalisar uma nova – mais atraente e diversa – linguagem visual sobre as alterações climáticas. Apesar da proliferação de pesquisas sobre a comunicação verbal e escrita das alterações climáticas, há poucas evidências sobre como comunicar as alterações climáticas de forma eficaz através do meio visual. Uma decisão tomada por ativistas na década de 1980 de associar as alterações climáticas a um animal icônico – o urso polar – forneceu uma abreviatura visual para o problema.
Mas também reforçou a impressão de que as alterações climáticas são um problema distante, e possivelmente ‘ fechou ‘o discurso climático em torno de um conceito distante do quotidiano das pessoas. Imagens dramáticas e potencialmente causadoras de medo sobre impactos climáticos e condições meteorológicas extremas são boas para chamar a atenção das pessoas (têm alta “relevância”). Podem tornar as alterações climáticas mais importantes e são emocionalmente poderosas. No entanto, também podem agir para distanciar os espectadores (psicológica e geograficamente), deixando-os sobrecarregados.