Ao longo de três semanas, entre 26 de abril e 10 de maio, decorreu a Oficina online “Speakers do Clima”, aberta à participação de jovens do ensino universitário, com o objetivo de fornecer conhecimentos e ferramentas que promovam o seu papel enquanto comunicadores e comunicadoras para a ação climática.
“O primeiro passo para uma comunicação eficaz sobre as questões climáticas é conhecer a audiência.”
Durante a oficina, as participantes foram desafiadas a refletir sobre a forma como os media têm abordado a questão das alterações climáticas e a importância da literacia mediática para combater a desinformação (o fenómeno das fake news), bem como as diferenças na perceção dos conteúdos mediáticos pelo público. Partindo da premissa de que o primeiro passo para uma comunicação eficaz sobre as questões climáticas é conhecer a audiência, foram explorados os diferentes perfis de públicos, cujas diferenças estão relacionadas com um conjunto de fatores que devem ser levados em conta, nomeadamente recursos e fontes de informação, conhecimentos e crenças, perceção do risco e predisposição para agir.
Durante as sessões da oficina, houve, ainda, momento para conversar sobre o trabalho da ONGD VIDA na Guiné-Bissau e em Moçambique, fazendo a ponte com o tema da Justiça Climática e a importância do papel das ONGD no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
No final, as participantes foram desafiadas a produzir e a apresentar ao restante grupo um conteúdo mediático sobre as alterações climáticas, definindo as estratégias comunicativas de acordo os objetivos da comunicação e público-alvo a que se pretende dirigir. O objetivo deste desafio foi colocar em prática os conhecimentos e ferramentas abordados ao longo da oficina. Por último, o grupo foi, igualmente, desafiado a pensar num compromisso pessoal a assumir pela ação climática.
Apesar do término desta oficina, as participantes foram convidadas a continuar ativamente, participando como monitores/as na Oficina “Pivots do Clima” com estudantes do ensino secundário que decorrerá no próximo ano letivo.