A biodiversidade diz respeito ao conjunto de diferentes formas de vida – plantas, vegetais, animais, fungos, seres microscópicos – e às suas interações nos ecossistemas em que habitam. Para além disso, corresponde também à diversidade entre os seres de uma mesma espécie, o que nos torna a todos tão importantes e únicos.
A biodiversidade é essencial para a sobrevivência humana, uma vez que dependemos da natureza para acedermos aos recursos essenciais, como: alimentos, fontes de calor, ingredientes para medicamentos, materiais de construção e têxteis. A vida na Terra seria impossível sem o que a natureza nos fornece, uma vez que só com a presença de todos os seres vivos nos seus habitats é que a Terra consegue melhorar a qualidade do ar, fazer a polinização de árvores e plantas, tratar a água e os resíduos, controlar as doenças, fertilizar os solos, manter o clima equilibrado e muitas outras funções.
O Homem tem destruído muitos ecossistemas, provocando a extinção de animais e plantas e poluindo o planeta. A extinção destas espécies é um fenómeno geralmente associado às alterações climáticas e geológicas, no entanto, a intervenção direta do ser humano tem vindo a constituir um fator de risco para as comunidades. O risco de extinção de espécies conduziu à necessidade de conservação e preservação das mesmas, assim como, à proteção dos seus habitats.
Então o que posso fazer para ajudar a preservar a biodiversidade?
1. Reduzir o consumo de água
É comum utilizar a água potável para fazer as tarefas do dia-a-dia, no entanto, podemos adotar medidas simples que ajudam a preservar este recurso tão importante, como por exemplo, tomar banhos mais rápidos e escovar os dentes com a torneira fechada.
2. Não deitar lixo para o chão
Quando deitamos lixo para o chão estamos a prejudicar diretamente o ambiente, o que a longo prazo pode ter consequências desastrosas. Devemos reciclar e colocar o lixo nos locais apropriados.
3. Reduzir o uso de plásticos
“Os resíduos de plástico estão a poluir cada vez mais os mares e, de acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe” (Parlamento Europeu, 2021). Então, o que podemos fazer? Podemos evitar o uso de materiais que contenham plástico, substituindo, se possível, por vidro. Evitar, também, plásticos de uso único, como sacos ou palhas de bebidas, e optar por comprar um saco ou palhas reutilizáveis.
4. Não incomodar os animais e o seu habitat.
Quando passeares por um local com natureza, deves evitar incomodar os animais, pois pode prejudicar o seu bem-estar. Não faças muito ruído, segue os caminhos recomendados e, no caso de surgir algum animal, deves observar de longe e em silêncio.
Referências
https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20200109STO69929/perda-de-biodiversidade-quais-as-causas-e-as-consequencias
https://ec.europa.eu/environment/nature/info/pubs/docs/brochures/biodiversity_tips/pt.pdf
https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20181005STO15110/plastico-nos-oceanos-os-factos-os-efeitos-e-as-novas-regras-da-ue
https://agenda21crianca.cm-almada.pt/contents/manual/manual-debiodiversidade_2501.pdf